segunda-feira, 7 de novembro de 2011

A sabedoria é o limite

   O ser humano adquire durante sua vida, aprendizados. Todo o processo de envelhecimento se norteia nestes aprendizados . Envelhecer é para a maioria, um fardo, que muitos carregam sem saberem como se livrar dele, ou apenas aceitam sem se questionarem que vantagem tem em ficarem velhos.
   A maior vantagem de envelhecer é a possibilidade de  ver mais de perto  horizonte da vida. É caminhar em direção à plenitude, maturidade e sabedoria. 
   Muitos buscam a sabedoria em livros, religiões, filosofias. São todos complementos e é bom tê-los como fonte de sabedoria. Porém muitos se esquecem de seus próprios aprendizados e se esquecem também de buscarem sabedoria de quem já, primeiramente, trilhou o caminho das pedras. Cada pedra é conhecimento,experiência, aprendizado. Bom ou ruim é algo se guarda para lembrança ou para passar ao outro.
   Há toda uma bagagem evolutiva do ser humano que não deve ser ignorada. Uma sociedade saudavel passa sem dúvida pela ação e interação do idoso, que com sua sabedoria e caminho percorridos, apontam-nos direções seguras.  Ouvir, repensar e agir.
   Quem sabe se começarmos a valorizar o idoso dentro da sociedade, não vamos ter uma sociedade mais humana, com mais valores?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sugestões ou simplesmente um recadinho!!!